21 de outubro de 2012

Como colocar quadros na parede? Ou, criando arranjos que fazem sentido!


Depois de imprimir as imagens, mandar emoldurar (ou colocar numa moldura qualquer sozinha) vem o pânico: como pendurar os quadros pela casa de um jeito que fiquei legal???
Isso realmente é uma questão complexa pra mim. Tanto é que tô cheia de quadros aqui em casa esperando pra serem pendurados. Sou insegura pra sair furando a parede, fico matutando váááários dias a respeito do lugar onde cada quadro deve ser colocado!

Meu desafio agora é criar um bom arranjo pra colocar em cima do sofá. Como eu quero fazer direitinho, pesquisei bastante a respeito do tema (santo Google!). Vou reproduzir aqui as dicas que achei mais úteis:


- Quadros deve ser pendurados à altura dos olhos, de modo que o centro do quadro deve ficar a mais ou menos 1,60m do chão;
- Se for pra pendurar acima da cama, os quadros devem ficar a pelo menos 60cm de distância do colchão. Ou aproximadamente 20cm da cabeceira;
- Pra colocar acima do sofá, o ideal é que fiquem a pelo menos 30cm do encosto;
- Parece frescura, mas fazer "gabaritos" dos quadros com jornal ou papel cartão e pregar na parede com fita crepe é realmente muito útil! Vc pode "estudar" o arranjo por algumas horas (ou dias, no meu caso! rs) e só aí começar a furar. Isso pode te salvar de muitos arrependimentos e buracos desnecessários!

Faça isso! Conselho de amiga. :)

Se você, como eu, estiver perdido na hora de criar o arranjo, pode utilizar alguns métodos:

Linha central
Cria-se uma linha horizontal (ou vertical) imaginária que passe pelo meio do arranjo. Daí vc distribui os quadros acima e abaixo dessa linha de maneira que os lados fiquem proporcionais. Dá pra marcar o local da linha com fita crepe!
Estão vendo a linha imaginária no meio desse arranjo?
Mesmo com molduras de estilos diferentes, o arranjo parece "organizadinho".

Grid
Esse é pros que gostam de arranjos com menos emoção (na minha opinião). Vc pensa num quadrado ou retângulo imaginário e organiza várias molduras iguais de maneira simétrica dentro dele.
Tem gente que ousa mais e coloca a parede cheia de quadro, lá de cima até o chão. Eu não curto a ideia de quadros próximos ao chão, porque não quero ninguém acocorando na minha casa. hehehe

Com molduras iguais assim fica sofisticado, né? Se o tema das imagens for o mesmo, mais ainda.
Eu curto mais bagunça! :P


Linha abaixo
O nome é bem autoexplicativo: vc organiza as molduras acima de uma linha imaginária. Esse arranjo é útil pra quando vc quer pendurar os quadros acima de um móvel, como um buffet ou cômoda, por exemplo.

Outro organizadinho com emoção! A pessoa criou uma linha imaginária acima do sofá e foi colocando os quadros tipo numa pirâmide!


Quadrado
Ou retângulo! Mais uma vez vc cria algo na sua imaginação, desta vez um quadrado ou retângulo, e dispõe as obras dentro dele. Acho esse tipo de arranjo charmosinho e bem seguro. É difícil não funcionar. 
Imagens de estilos diferentes, passepartouts variados, mas molduras iguais.
Playing it safe!

Outros tipos de arranjos que podem dar certo (encontrei num site americano):

Acho que o do meu sofá vai ser livremente inspirado nesse primeiro aí de cima! 

Esse post foi bem informativo, né? Se eu tivesse encontrado todas essas dicas num lugar só, teria economizado alguns cliques. ;)

Ah, e é bom lembrar que essas dicas podem servir pra ajudar, mas não devem prender a criatividade de ninguém, né? Se vc curtir um arranjo muito louco e aleatório na parede da sua casa, vai em frente! A casa da gente tem que refletir quem a gente é, nossos gostos. Isso é o mais divertido de decorar! 

Beijos!

2 comentários: